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sexta-feira, 12 de setembro de 2008

1°QUESTIONARIO / ECONOMIA 1°semestre

QUESTIONARIO / ECONOMIA 1
Professora: Iracema

1. O que é macroeconomia?
R:É a teoria de formação de preço ou seja;examina a formação de preços em mercado.Como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente.

2. O que estuda a macroeconomia?
R: Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais como o produto interno bruto (PIB) investimento agregado, a poupança agregada,o nível geral de preço,entre outros.Seu enfoque é basicamente de curto prazo(ou conjuntural).

3. O que é economia internacional:
R: Analisa as relações econômicas entre residentes e não residentes do país as quais envolvem transações com bens e serviços e transações financeiras

4. O que é desenvolvimento econômico?
R: Procura-se com a melhoria do padrão de vida da coletividade ao longo do tempo.O enfoque é também macroeconômico. Mas centrado em questões estruturais e de longo prazo(como processo tecnológico, estratégias de crescimento).

5.O que é mercantilismo?Quando surgiu?
R:No século XVI. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância,e aparacem relatos mais elaborados sobre a moeda considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.Com isso a política mercantilista acabou estimulando guerras.

6.Explique a fisiocracia?
R: No século XVIII uma escola de pensamento francesa(fisiocrasia).Elaborou alguns trabalhos importantes,eles sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza, e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela providência divina para a felicidade dos homens.

7.Como surgiu a fisiocrasia?
R:Surgiu como reação ao mercantilismo. Ela sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental. Pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A função do soberano era servir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas. Para eles a riqueza consistia em bens produzido com a ajuda de natureza
Fisiocrasia:regras da natureza
Eles defendem a teoria que só a terra tem capacidade de multiplicar a riqueza.

8.Qual era a visão que Smith tinha do mundo real?
R:Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade a perfeição.Adam Smith advoga a idéia de que todos os agentes em sua busca de lucrar o máximo acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade.E como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia sem necessidade da atuação do estado(O liberalismo).

9.Qual era os argumentos de Smith?
R:Baseava-se na livre iniciativa. No (Laissez –Faire) considerava-se que a causa da riqueza das nações e o trabalho humano(a chamada teoria do valor-trabalho) e um dos fatores decisivos para aumentar a produção e a divisão de trabalho.Isto é,os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas.

10.Qual era sua idéia?
R:A idéia de Smith era clara.A produtividade decorre da divisão de trabalho,e essa por sua vez,decorre da tendência inata de trocas, que finalmente é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim é necessário ampliar os mercados e as produtividades e a riqueza sejam incrementadas.

11.Qual deveria ser o papel do estado na economia, segundo Adam Smith?
R:Deveria corresponder apenas a proteção da sociedade contra eventuais ataques a criação e a manutenção de obras necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e, conseqüentemente, na prática econômica.

12.Quem formulou teoria das vantagens comparativas?
R:Foi formulada por David Ricardo em 1817.

13.Explique a teoria princípio das vantagens comparativas.
R:Esse principio sugere que cada país deva se especializar na produção da mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Essa será por tanto a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar bens cuja produção implicar em custo relativamente maior (cujo produção é relativamente menos eficiente). Desse modo ,explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes ,a partir da qual concretiza-se o processo de troca entre eles.

14.Os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas. Quais são?
R:Corrente neoclássica_Por sua abstrações simplificadoras.
Corrente marxista_Pela ênfase dada a questão distributiva e ao aspectos sócias na repartição da renda da terra.

15.Quem foi o economista que retomou a obra de Adam Smith?
R:Foi um economista francês Jeam-Baptiste Say ampliou a obra de Adam Smith e subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada(Lei de Say) (a oferta cria sua própria procura)ou seja: o aumento da produção tranformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários,que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços

16.Qual a causa de todos os males da sociedade para Thomas Matheus?
R:Excesso populacional_enquanto a população crescia em progressão geométrica a população de alimentos seguia em progressão aritmética.
Assim o potencial de crescimento da população excederia em muito o potencial da terra na produção de alimentos.

17.A capacidade de crescimento de população é dada por:
R: Instinto de reprodução, mas encontra um conjunto de obstáculos que limitam: a miséria, o vício e a contenção moral,que atuam sobre a mortalidade e a natalidade.Em função disso Matheus advogou o adiantamento de casamentos, a limitação voluntária de nascimentos nas famílias pobres, e aceitava as guerras como uma solução para interromper o crescimento populacional.

18.O que Matheus não previu?
R: O ritimo e o impacto do processo tecnológico na agricultura.Também não previu as técnicas de controle da natalidade que se seguiriam.

19.Teoria Marxistas desenvolve uma teoria.Qual?
R: Do valor-trabalho consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico. A propriação do excedente produtivo pode explicar o processo de acumulação e a evolução das relações entre classes sócias.

20.Por que para Max o capital aparece com a burguesia?
R:Porque considera uma classe que se desenvolve após o desaparecimento do sistema feudal e que de apropria dos meios de produção.A outra classe social, o proletariado é obrigada a vender sua força de trabalho dada impossibilidade de produzir o necessário para sobreviver.

21.O conceito de mais valia utilizado por Max refere-se à:
R: Diferença entre o valor das mercadorias que os trabalhadores produzem em dado período de tempo e o valor da força de trabalho vendida aos empregadores capitalistas. Os lucros juros e aluguéis (rendimento de propriedades) representam à expressão da Mais-Valia. Assim sendo, o valor que excede o valor da força de trabalho é que vai para as mãos dos capitalistas.

22-O que é o Feudalismo?
R: Baseada na agricultura (vale dizer, o poder político se media pela posse de terras) a estrutura econômica feudal era auto-suficiente e predominou na Europa, do V ao século XV. Tendo a auto-suficiência econômica (a população de cada região feudal produzindo para o próprio consumo) como ponto de partida, é lógico notar que as relações baseavam-se na troca e, portanto, não havia quase nenhuma circulação de circulação de dinheiro.

23- Explique o sistema sócio-político-econômico feudal:
R: caracterizava-se pelas relações servis de trabalho. Pela descentralização do poder político e pela quase imobilidade social.Os senhores feudais eram membros do clero . E da nobreza. A sociedade era, ainda, estamaentária, isto é, dividida em estamentos [camadas sociais próximas às castas, sendo que admitiam mobilidade social (teoricamente)].

24- Como a Europa era loteada?
R: para os soberanos senhores feudais, as centenas de propriedades existentes marcavam-se como palco de uma época em que a centralização de renda era a tônica maior e a servidão a que era submetida à maioria gerava a sua miséria sócio-econômica.

25- Surgiram os burgos, pólos comerciais estrategicamente localizados. Do seu crescimento, provieram as cidades. A locomotiva econômica era o comércio. Aos arcaicos e demolidos estamentos feudais contra posse uma nova classe: Qual?
R: A burguesia

26- No capitalismo, definem-se as relações:
R: assalariadas de produção

27-Quais são as Fases do capitalismo?
R: Pré-capitalismo, Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo financeiro, Origem do pré-capitalismo.

28-A abertura de uma economia envolve questões como:
R:Qual deve ser o ritmo do processo de abertura?
O contexto macroeconômico é propício?
Que mercado deve ser liberalizado primeiro: o de bens ou o de capitais?

29-O que é Plano Collor I?
R: combinava confisco dos depósitos à vista e aplicações financeiras com prefixação da correção dos preços e salários, câmbio flutuante, administrativa, que resultou no fechamento de inúmeros órgãos públicos e na demissão de grande quantidade de funcionários.

30-O que é Plano Collor II?
R: implementado em janeiro de 1991, em situação de desespero por causa da reaceleração da inflação, lançou mão mais uma vez do congelamento de preços e salários e da unificação das datas-base de reajustes salariais, além de novas medidas de contração monetária e fiscal.
tributação ampliada sobre as aplicações financeiras e a chamada “reforma

31-O QUE SERIA O MOVIMENTO NEOLIBERAL?
R: O neoliberalismo surgiu como doutrina econômica sistematizada no final da década de 1930. O neoliberalismo é o novo caráter do velho capitalismo

31-O que é o sistema econômico?
R: É a forma como o País está organizado politicamente e economicamente.

32-Explique sistema livre de mercado:
R:è o sistema de capitalismo. Puro, sem intervenção do governo.

33-Como ocorre o equilíbrio no sistema livre de mercado?
R:O equilíbrio ocorre com a mão invisível do mercado, entre a oferta e a procura de produtos.

34-Explique sistema centralizado ou planificado:
R:Tudo no País é decidido por um grupo de pessoas. As empresas pertencem ao Estado, não há propriedade privada.

35-O que é sistema misto?
R:As empresas tanto podem pertencer aos governos como as pessoas particulares.

36-Como manter o equilíbrio econômico no sistema misto?
R:Para manter o equilíbrio econômico o governo intervem.

37-O que é economia?
R:É uma ciência social que esta lidando com pessoas.

38-Explique economia:
R: Lida com as pessoas,faz escolha de produtos e recursos escassos.

39-O que são os produtos escassos?
R: São terra, mão de obra, tecnologia e capital.

40-Consumo longo ou de curta duração faz parte do:
( x ) Bem de consumo.
( ) Matéria prima..
( ) Bens intermediarios.

41-O que é Bem intermediário?
R: Pode se transformar em outros bens.

42- Bens intermediários são aquelees que vão sser transformados em outros bens. Ele faz parte:
( ) Bens públicos.
( ) Bens privados.
( x ) Matéria prima.

43-São ferramentas necessárias para fabricar um bem. Faz parte:
( ) Bem intermediário.
( x ) Bem de capital.
( ) Consumo.

44-Podemos afirmar que o pãp, o feijão e o arroz que está em nossa mesa é um Bem:
( x ) Final ou consumo.
( ) Matéria prima.
( ) Serviços intangíveis.

45-O que são serviços intangíveis?
R: São os que não podem ser estocados.

46-O que são Bens públicos?
R: Pertencem aos Estados, governos e municípios federais.

47-O que é Bem Privado?
R: São das pessoas físicas e jurídicas.

48-Explique o que é conceito de economia:
R: É a ciência social que envolve a sociedade como empresas, governos e pessoas físicas, pois administra os recursos escassos e faz escolhas.

49-Qual é o objetivo do conceito econômico?
R: O objetivo de atender as necessidades limitadas da sociedade.

50:Quais são os problemas fundamentais?
R: O que produzir, quando produzir, como produzir, e para quem produzir.

51-O que e economia?
R: é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Os objetos economia são as relações materiais entre os indivíduos, como foco para as realizadas através do mercado, ou seja, através de relações de caráter mercantil.

52-Qual é o Objetivos da economia?
R: Estudar a fase material do processo econômico, os resultados do trabalho social e a distribuição da riqueza. Além disso, estuda ainda a administração dos recursos escassos, buscando compatibilizá-las com as necessidades ilimitadas da sociedade.

53-Como se dá o processo de acumulação?
R: O produto do trabalho ou a riqueza gerada não é totalmente aplicado no consumo.
Uma parte do produto, e excedente, é investida na produção. A cada rotação do ciclo da produção tem-se uma quantidade de produto maior que a anterior.

54-Característica fundamental da evolução do sistema econômico é:
R: a crescente distância que separa a produção do consumo.

55-O conjunto do sistema e suas unidades produtivas estão divididos em três grandes setores quais são?
R: Setor Primário: engloba as atividades próximas aos recursos naturais
Setor Secundário: é constituído pelas atividades industriais
Setor Terciário: é integrado pelos serviços em geral

56- Explique escassez...
R: Os recursos disponíveis são limitados. As quantidades de bens ou serviços produzidos também são limitadas ou escassas. Não é possível distribuir ou utilizar mais do que existe.
R: A escassez implica que a sociedade precisa encontrar meios de alocar recursos para a produção de bens e serviços mesmo sabendo que parcela das necessidades (e indivíduos) não será atendida. A escassez é o elemento central que justifica a existência dos mercados. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores que interagem entre si, resultando na possibilidade de trocas. È composto por compradores (consumidores dos bens e serviços) e os vendedores (produtores que utilizam os insumos e recursos de produção para produzir bens e serviços).

57-Podemos dividir as necessidades humanas em:
R: Primárias, naturais ou vitais – São aquelas imperiosas, isto é, que devem ser satisfeitas para garantir a subsistência do homem. Exemplo: alimentação, habitação, vestuário, medicamentos, etc.
Secundarias sociais ou artificiais – São aquelas criadas pela civilização do homem. O não atendimento implica apenas num sofrimento não fatal. O homem pode viver sem saciar as necessidades secundárias. Exemplo: cinema, rádio, gravata, etc.

58-Os bens podem ser classificados em:
R: Bens livres e Bens econômicos.

59- O que é Bens livres?
R: são aqueles que existem em quantidade ilimitada e não requer esforço humano para sua obtenção. Como exemplo podemos citar, o ar, a luz e o calor solar, o mar etc. São bens porque satisfazem as necessidades, mas não possuem significação econômica , pois não tem preço e não podem ser apropriáveis.

60-O que é Bens econômicos?
R: são escassos em quantidade, dada a sua procura, e apropriáveis. É o objeto de estudo da economia.

61- O que é Bens de consumo ou de uso imediato ou de uso direto?
R: São aqueles usados diretamente na satisfação das necessidades humanas. Alimentos, vestuário, etc., quando se destinam ao consumo imediato.

62-O que é Bens de capital ou de uso indireto?
R: São aqueles bens econômicos destinados à produção de outros bens. As matérias-primas, as máquinas, etc.

63-O que é Intermediários?
R: devem sofrer novas transformações antes de se converterem em bens de consumo ou de capital.

64-O que é Finais?
R: já sofreram as transformações necessárias para seu uso ou consumo.

65-O que é Serviços?
R: os serviços são aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.

66-Existem duas formas principais de organização econômica: Quais são:
R: Economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista);
Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista).

67-As economias de mercado podem ser analisadas sob dois sistemas:
R: Sistema de concorrência pura (sem interferência do governo); Sistema de economia mista (com interferência governamental).

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